quarta-feira, outubro 31, 2007

Entrevista com a Modus - Parte 1

A entrevista a seguir será lançada juntamente com uma coletânea de bandas Darkwave nacionais, que está sendo organizada por Ranniere (um dos produtores do Nordeste Gothic Reunion). A coletânea se chamará "Under The Southern Sun", segue a primeira parte:

1-O que é a Modus Operandi?

A Modus Operandi é um conceito musical, artístico e cultural, não somos um banda no sentido tradicional do termo. Para compor nossas músicas temos influências de quadros de Dali e Kandinski, de movimentos artísticos como o Dadaísmo, de livros como "Almas Mortas" de Gogol ou de filmes como "O Massacre da Serra Elétrica" de Tobe Hooper. Além da música em si, tentamos transmitir a sensação de ler um livro fascinante, ver um filme de impacto ou assistir uma manifestação artística ou um quadro, tudo isso na forma de música. Felizmente, as pessoas percebem isso e sempre comentam, o que é bastante positivo para nós!

2-Você sempre cita como influências da banda, varias bandas baianas desconhecidas do publico underground nacional como o Treblinka e o Meio Homem, que sem dúvida estão bem acima da média...a cena baiana e nordestina em geral é menosprezada? Ou isto é apenas um complexo do underground daqui?

Bem, é uma coisa de anos e anos, né? Existe a questão do menosprezo que vem do fator cultural de Salvador, que nunca foi o berço do Rock e seus sub-estilos, aliada ao fato que de tudo ocorre no eixo Rio-São Paulo. Infelizmente, a região Sul e Sudeste ainda tem um certo preconceito com relação a música alternativa feita no Nordeste. Mas isso não signifique que seja algo generalizado, pois temos muitos admiradores de nossa música por estes lados que são pessoas realmente coerentes e se interessam por música seja ela de onde for. O Complexo de Underground acaba ocorrendo porque o Rock na Bahia é algo essencialmente alternativo. Claro que tem (poucas) bandas que tocam em rádio FM e aparecem na TV daqui (como a Cascadura), mas a grande maioria ainda é bastante desconhecida! Existem poucos espaços, o público é irregular e a mídia prefere dar vazão ao Pop Rock, daí temos essa "sensação" que acaba por se tornar o motivo de resistência das bandas undergrounds! Claro que me refiro as bandas que praticam um som fora dos padrões, como nós e outras tipo: Almas Mortas, Ecos e Sussurros, Desrroche, Chapéu Negro, etc. O Complexo acaba se tornando a bandeira destas bandas, que paradoxalmente faz que que elas durem mais do que as mais famosas, que desejam sucesso imediato e terminam tão rápido como aparecem!

3- A Modus Operandi tem mais de uma década de historia no underground baiano... em todos estes anos o que mais te deixou orgulhoso em ter uma banda como a Modus? E o que mais te decepcionou ou decepciona?

O que mais nos orgulha é o fato de termos nos tornado pais de família e continuarmos aqui até hoje! Vimos bandas como a Dead Billies, que saíram de Salvador e foram parar na MTV, e no final das contas não deram em nada por causa de egocêntrismos! O nosso orgulho é poder continuar com a mesma energia do início, sem mudarmos ou sem desrespeitar um ao outro na banda! O que decepciona é que o cenário se tornou mais fechado, apesar de mais popular. Antes existia uma maior interação de bandas de diversos estilos e diversos tipos de públicos, basta observar a grande quantidade de colatâneas que foram lançadas reunindo artistas de estilos distintos, como Telefanzine Linha Direta com o Rock, Umdabahia e outras. Digo isso porque a Modus já tocou (e ainda toca) com todo tipo de banda de outro estilo de Rock. Foi justamente isso que nos fez conseguir muitos fãs fiéis, fomos surpreendendo pessoas de outras tribos como o Metal e o Punk e estamos aí até hoje! Atualmente a coisa está se estratificando e existem grupos isolados que tocam nos mesmos lugares com o mesmo tipo de expectador, uma espécie de "ciclo vicioso" que só faz separar o pouco que existe!

4- Em se tratando de banda underground é sabido que retorno financeiro é algo que beira o impossível, e mesmo assim vemos bandas como a Modus e Almas Mortas, por exemplo, bancarem as gravações sem receber nenhum apoio.... o que motiva a Modus em continuar ?

Porque fazemos parte de um grupo que realmente se importa com música. Não ligamos para tocar no Rio Vermelho, sair no Bahiarock, aparecer na TV Salvador ou outra coisa do tipo. As bandas que estão na mídia soteropolitana atualmente são formadas de resquícios de outras que foram fracassadas, apesar de tocarem em lugares badalados e terem bastante exposição. Mas como não se ligam em objetivos, para eles tanto faz acabarem como continuarem. Chega um ponto em que desistem de vez e tudo isso acontece porque não existe NADA debaixo da aparência e do "oba-oba"! Já as bandas Undergrounds sempre continuam porque sabem que fazem algo que não pode ser viabilizado comercialmente, o que as leva a conhecer pessoas que se interessam verdadeiramente por música e elas passam a amar aquilo! A partir do momento que elas não objetivam colocarem seus egos na frente do palco e produzem música do coração, não existe preocupação com longevidade ou sucesso, cada fã conquistado para este tipo de banda já é um sucesso! Fazendo um comparação: as bandas da mídia se prostituem (pois sempre trocam de estilo, de roupa ou de qualquer coisa em nome do sucesso transitório) e as bandas do underground se casam (com sua fidelidade musical e caráter estético).

5- Acima de tudo underground significa liberdade de expressão em todos os sentidos, principalmente musical, mesmo assim podemos dizer que o próprio underground em parte não aceita bandas como a Modus? Ou não as entende?

No nosso caso específico, a resposta é sim, mas por um motivo bastante peculiar. Trabalhamos com o Industrial da primeira fase, estilo de músicas como a australiana SPK e a alemã Einsturzende Neubauten. Mesmo para fãs do Industrial, nossa música é bastante difícil, por isso encaramos o fato de nossas composições não serem sempre absorvidas como algo natural. Dentro do dito Undeground temos muitos subestilos e podemos observar que algumas bandas são bem compreeendidas, veja o caso da Jardim do Silêncio, que foi formada bem depois de nós e já possui uma aceitação bem maior que a Modus. Mas temos visto, com o passar dos anos, que mesmo no Underground existem certos paramêtros musicais e estéticos, o que resulta nessa não aceitação de alguns.

Nenhum comentário: